A Grande Aposta

quarta-feira, julho 27, 2016

O filme vencedor do Oscar de melhor Roteiro Adaptado de 2016 traz consigo uma das histórias mais complexas do cinema dos últimos anos, com inúmeros detalhes e léxico difícil de entender as vezes, porém é um filme interessantíssimo e que explica muito sobre o funcionamento da economia americana, principalmente do mercado imobiliário.

Texto sem Spoilers, you can go ahead.
A primeira vista pode parecer ser um filme extremamente entediante, com dezenas de conceitos econômicos que ninguém entende e com um tema que ninguém liga, porém seu roteiro dinâmico e seus atores fantásticos fazem com que se torne um dos melhores filmes do ano de 2015.

Colocarei a sinopse completa do filme aqui.

Roteiro

Definitivamente um roteiro divertido, tem um timing perfeito e explica o que tem que explicar de modo simples e sem quebrar o ritmo do filme. 

As diversas participações extras no filme são trazidas com o propósito de ajudar nas explicações, até mesmo Margot Robbie dá uma aula de economia em uma banheira.
Para finalizar a parte do roteiro, não custa citar a nomeação e vitória no Oscar de 2016, simplesmente provando o que quem assistiu já sabia, que foi o melhor roteiro adaptado do ano, disparado.

Direção e Edição

A direção de Adam McKay é tão dinâmica quanto seu roteiro, o que ajuda a criar esse ritmo rápido e constante do filme, semelhante à velocidade que os economistas tem que agir diante das relações econômicas americanas.

A edição do filme não fica para trás em termo de dinamicidade, com vários cortes rápidos e objetivos, Barry Ackroyd demonstra a velocidade com que se tem que lidar com a economia, principalmente na época mostrada no filme, em plena pré-crise americana de 2008.
Atuação

Um de seus principais trunfos, o casting do filme, é surpreendente, com a escolha de atores como Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell e Christian Bale. Junto com Spotlight (outro filme que concorreu no mesmo ano que A Grande Aposta), tem um ótimo grupo de atores que tem um grandíssimo entrosamento, que ajuda a melhorar a já muito boa atuação de cada um dos atores.

Visual e Trilha Sonora

Nem o visual ou a trilha sonora são surpreendentes, porém são boas o suficiente para ajudarem a manter o espectadores interessados na história. A rapidez da edição ajuda a manter um certo visual de documentário, com os personagens falando diretamente com a câmera em certos momentos e até textos explicando certos conceitos aparecem na tela. Já a trilha se mantém útil para dar o clima em cada cena, mas somente isso, nada demais.

Para finalizar o texto, diria que é totalmente válido para se assistir com um pouco mais de atenção do que normalmente se assiste um filme, pois é extremamente educativo e interessante (sério, assiste).

 Informações 
Nome original: The Big Short (EUA)
Ano de lançamento: 2015
Direção: Adam McKay

Duração: 130 minutos

Classificação indicativa: 14 anos
Classificação:✩✩✩
 (5 estrelas)
Espero que tenham gostado desta crítica. Fui.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images